Avaliando a presença dos órgãos de comunicação Rádio Renascença, Diário Económico e Público, conclui-se que todos têm uma presença assídua nas redes sociais, de forma a facilitar a acessibilidade às suas notícias.

A página web da Rádio Renascença tem duas caixas de ligações completamente dedicadas à sua presença nas redes sociais Twitter e Facebook. A caixa de ligações do Twitter consiste nos links das últimas notícias publicadas, por ordem de chegada. Cada link pode ser “retweetado”, comentado ou colocado como favorito. A caixa de ligações do Facebook permite gostar da página da Renascença na rede social, ver quais dos nosso amigos gosta também da página e ver quais foram os últimos posts. Nas plataformas sociais Twitter e Facebook, os posts são de diferente conteúdo. Enquanto que no Twitter, apenas as notícias são postadas (sendo possível também ver quem segue a página e quem a Renascença segue), no Facebook, os posts são de diferentes índoles: fotografias e músicas, relativas à emissão da RR e algumas das notícias do dia. Para além destas redes sociais, as notícias da Renascença podem também ser partilhadas em mais 320 redes sociais, logo a partir da página principal, carregando no sinal mais. Entrando na notícia, podemos partilhá-la no facebook e por gosto, tweetar, partilhá-la no google mais e enviar por e-mail.

No Diário Económico, na coluna da esquerda, encontramos a caixa “Diário Económico no Facebook”, onde tal como na Renascença, podemos colocar gosto e ver quem gosta, mas não ver o que é postado. Para isso, temos que ir à pagina do jornal no Facebook, onde todas as notícias do site são partilhadas e passíveis de serem comentadas. O Diário Económico também tem página no Twitter, onde, e tal como no da Renascença, todas as notícias são publicadas de hora a hora. Ao abrir uma notícia, também podemos gostar dela e partilhá-la no Facebook ou no Twitter, mas não existe mais nenhuma rede social a ele associada.

Já o Público, o último órgão a ser analisado, tem na sua homepage, uma caixa de ligação ao Faceboook, tal como o Diário Económico. Para além de podermos ver quem gosta, podemos ver as últimas coisas que os nossos amigos no Facebook partilharam também. Nesta homepage podemos ainda partilhar as notícias no Twitter e no Facebook, sem ter que entrar nelas, como acontece no site da Rádio Renascença. Já dentro da notícia, podemos colocar gosto nela e partilhá-la também no Google +. Quanto à presença nas próprias redes sociais, o Público não é diferente dos restantes órgãos analisados. Está presente no twitter e lá todas as notícias são colocadas, até porque na descrição da página encontramos a frase “As notícias do Jornal Público em 140 caracteres.” No Facebook, a história é igual, se bem que a partilha de notícias é um pouco mais selectiva e não entra tudo o que é publicado. O Público usa também esta rede social para divulgar as suas típicas acções comerciais (colecções de DVD’s, livros, etc.).