No portal de notícias da RTP é possível constatar que este meio de comunicação já se encontra em diferentes redes sociais. Desde o Facebook, ao Twitter, passando pelo Sapo Vídeos, pelo Flickr, pelo Foursquare, pelo Youtube até ao Google+, a RTP surge nas mais variadas redes sociais. Na página principal do canal de televisão é possível fazer “like” na respectiva página do Facebook. Para poder partilhar as notícias publicadas no site da RTP é necessário abrir o link da mesma (através do título ou da imagem). Além disso, é visível o número de seguidores do canal de televisão no Twitter e no Youtube e o número de “likes” na página do Facebook.

Já na página do Facebook da RTP, vão sendo publicadas algumas imagens, retiradas das notícias televisivas do canal, mas também de programas (como é o caso do “5 para a Meia Noite” e o “Estado de Graça”), entrevistas, entre outros. Através de um click sobre as hiperligações nos títulos, rapidamente o usuário é reencaminhado para a página onde a notícia se encontra, no site. A juntar a isso, surge, logo no início da página do Facebook da RTP, o número de amigos do usuário que também “gostam” desta.

No que diz respeito ao site A Bola, e à semelhança do que acontece no caso da RTP, a lista das redes sociais em que este jornal desportivo está presente, surge em cada notícia publicada. Depois de aceder a uma notícia, o usuário facilmente tem a possibilidade de partilhar a mesma, com os seus contactos, através do Facebook, do Twitter, do Google Bookmarks, do Del.icios.us, do Blogspot, do Windows Live ou do MySpace. Na página inicial do site A Bola, apenas surgem, já no fim da página, as ligações ao Facebook e ao Twitter, sem fazer, ao longo de toda a página, alusão ao número de “likes” no Facebook ou ao número de seguidores no Twitter.

Já na página do Facebook de A Bola, somente surgem os títulos e os leads das notícias, sendo que para a sua leitura na íntegra, o usuário terá de clicar no título (que se encontra destacado), para ser redireccionado para o site do jornal. No topo da página, no Facebook, aparecem também as ligações para o próprio site, para a versão mobile e para a página de A Bola TV. O número total de “likes” também é contabilizado e o número de amigos do usuário, no Facebook, também é, igualmente, contabilizado.

Quanto à página do site do jornal Público, logo no topo da mesma surgem os ícones do Facebook e do Twitter, para que o usuário a possa seguir nestas duas redes sociais. Além disso, apresenta também, à semelhança do que acontece com a página da RTP, alguns dos amigos do leitor que “gostam” de página no Facebook e algumas notícias partilhadas pelos mesmos. Curioso e diferente do que ocorre nos outros dois meios de comunicação, é o facto de o Público apresentar uma imagem, entre anúncios publicitários, que diz o seguinte: “Faz parte da maior comunidade informativa em Portugal. Já somos mais de 250.000 (no Facebook)”. Interessante também, é o facto de já ser possível comentar qualquer notícia no site do Público, através do login no Facebook ou no Twitter.

Na página do Público, no Facebook, tal como acontece com os outros órgãos de comunicação social, é possível visualizar o número de utilizadores que gostam da página e para que se possa aceder à totalidade da informação é necessário clicar sobre o título de cada notícia publicada.