Jornalismo e Redes Móveis
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
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O jornal Público apresenta possibilidades de integração e ligação a redes sociais na sua página. Numa a meio da página é possível encontrar ícones de ligação ao Facebook, Twitter e Youtube, bem como uma lista dos amigos do Facebook do utilizador que “gostam” do Público e de algumas notícias por eles partilhadas nessa rede. Todas as notícias na página apresentam dois ícones em baixo que permitem a partilha imediata, quer no Twitter, quer no Facebook, mesmo sem se clicar nos títulos para ver o artigo completo.
Quanto à página do Facebook do Público, é possível ver quantos utilizadores já “gostaram”, bem como os principais títulos que se encontram na versão online do jornal e link para os mesmos. É também usual ser publicada uma foto da capa da versão impressa. Todos os artigos no mural do Público podem ser comentados e discutidos livremente pelos utilizadores. Aparece também um destaque no caso de algum amigo ter mencionado o Público (através de tag) numa publicação sua.
O Diário de Notícias apresenta logo no topo de página, à direita, os ícones de ligação ao Facebook, Twitter e Google+. Um pouco mais abaixo, é possível “gostar” do DN no Facebook para subscrever o jornal e visualizar regularmente posts do mesmo no feed de notícias do Facebook. Ao contrário do Público, é preciso primeiro clicar nas notícias do DN e ver a versão completa do artigo para que ele possa ser partilhado em redes sociais (além das três já referidas, aqui é possível partilhar também no Linkedin).
A página do Facebook do DN apresenta também quantos utilizadores gostaram do jornal, quantos amigos do utilizador em particular o fizeram e uma lista de publicações dos principais títulos do online, com hiperligação para os mesmos e com possibilidade de livre comentário, à semelhança do Público.
No site da RTP, é possível também “gostar” no Facebook e ver uma lista de actividades de amigos dessa rede social relacionadas com a RTP (publicações, “gostos”, recomendações, por exemplo). No fundo de página, há uma lista das redes sociais a que é possível associar a RTP – Facebook. Twitter, Flickr, Sapo Vídeos, Foursquare, Youtube e Google+. Para partilhar notícias, à semelhança do DN, é preciso abri-las primeiro, clicando no título.
Na página do Facebook da RTP, há fotos com screenshots retirados de vídeos de notícias, é possível ver quantas pessoas e quantos amigos “gostaram” e uma lista de pessoas que publicaram na página da RTP. Aparece também uma lista de “gostos” do canal, sobretudo outros meios de comunicação social. Além de publicar os principais títulos do site, com hiperligação para os mesmos, a RTP intercala as notícias com informação de cariz promocional ou institucional
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