Como pude observar nos três meios de comunicação que analisei (Jornal Sol, Jornal de Negócios e Revista Sábado) todos têm a possibilidade de serem seguidos em redes sociais, telemóveis, e equipamentos da apple, ipad e iphone.

No jornal Sol há a possibilidade de ser seguido quer pelo Facebook, quer pelo Twitter. Logo ao abrir a janela www.sol.pt, na coluna do lado direito há uma palavra que nos chama logo à atenção, uma vez que é seguida por cinco ícones muito coloridos e personalizados, a palavra siga-nos. Nesses cinco ícones só dois são relativos a redes sociais, que já foram ditas. No entanto e para além dos ícones já existentes, a meio do site, na mesma coluna, é possível visualizar-se uma caixa que diz “Siga o SOL no Facebook”, nessa caixa é possível fazer “gosto”, ou seja, aderir ao sol no facebook e assim poder segui-lo nessa rede social, e é possível também ver quantos membros já o fazem.

Na revista SÁBADO visualizamos logo na barra onde está o nome da revista, seis ícones, dois dos quais nos levam ao facebook e ao twitter. Contudo, e como no jornal SOL, na coluna do lado direito, a meio da página, há uma caixa que diz “Facebook SÁBADO”, que nos permite também “gostar” e assim seguimos automaticamente esta revista, e permite visualizar também quantos seguidores já tem a SÁBADO.

Quanto ao Jornal de Negócios é um pouco diferente. Este apresenta-nos vários ícones, logo no início da página, mas cada ícone contém o nome/descrição, e ao contrário dos outros dois, em relação às redes sociais, apresenta-nos apenas um, que tem a frase “siga o Negócios” seguido do ícone do facebook. Apesar de que na coluna do lado direito da página apresenta uma caixa idêntica à dos outros dois meios de comunicação que diz “Facebook Negócios”, que permite “gostar” e ver quem segue o jornal, e mais ao fundo da página aparece-nos também uma caixa que diz “twitter negócios”, dentro dessa caixa, aparecem os últimos três tweets do jornal. A rede social Twitter está apenas indicada ao fundo da página na coluna direita, e ao longo do jornal não encontramos nenhum ícone que dê acesso ao twitter, sem ser essa caixa, como não acontece com o facebook.