Jornalismo e Redes Móveis
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
O “jornal de notícias” é um jornal de periodicidade diária e no que concerne à utilização de novas tecnologias faz uso da versão online e da versão mobile para chegar a diferentes públicos.
A diferença da plataforma online para a plataforma mobile não é significativa a nível de conteúdo noticioso, ambos expõem as mesmas informações nas notícias. O título é igual, o subtítulo também e o conteúdo noticioso é exatamente o mesmo.
A versão mobile muito bem organizada deixa as secções de notícias bem visíveis ao cimo da página, no entanto apenas disponibiliza cinco categorias, enquanto na versão online podemos encontrar o dobro das categorias.
Da forma como está organizada a versão mobile o utilizador com recurso ao telemóvel pode identificar facilmente as secções de notícias que mais lhe interessam.
A principal diferença na exposição de notícias verifica-se que as notícias no mobile não permitem a visualização do início de texto da notícia, como o faz a versão online, o que é natural por não ter espaço para o fazer e neste sentido tem menos notícias na página inicial sendo o utilizador obrigado diferentes categorias.
Na versão mobile o utilizador tem a necessidade de abrir as diferentes categorias disponibilizadas para ter acesso a determinadas notícias que na versão online as tem disponibilizadas na primeira página.
Tendo os separadores as mesmas notícias no mobile a listagem é feita por ordem de publicação, ou seja, as notícias que aparecem no topo da lista são as tiveram a publicação mais recente. No online são hierarquizadas por ordem de relevância a nível noticioso, a designada manchete.
Outra diferença que se observa da edição online para a mobile é o uso da parte direita da página na edição web ser utilizada para a publicidade, enquanto na versão mobile não se visualiza qualquer publicidade.
Como conclusão podemos verificar que o conteúdo das notícias é o mesmo nas duas versões, mas a versão online tem mais notícias e utiliza um espaço determinado exclusivo para a publicidade.
Comments are closed.