Jornalismo e Redes Móveis
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
António Gil, da Dom Digital, discursou sobre os drivers dos media online, abordando digitalização, multiplataforma, o social e cloud computing. “Cloud é muito interessante não só como tecnologia mas como modelo de negócio. Mais que isso: consegue nos libertar dos complexos informáticos ao nos permitir implementações com alguma autonomia”, argumentou.
Gil disse que os meios de comunicação portugueses não têm a visão de distribuir conteúdo pelas várias plataformas e apps. No Reino Unido, para se ter uma ideia, 20% ouve rádio utilizando o telemóvel.Em Portugal, segundo ele, RTP e SIC têm produzido conteúdos complementares para outras plataformas, até mesmo porque sabe-se que muitas pessoas assistem à TV ao mesmo tempo em que navegam em seus telemóveis e tablets.
António Gil defende a necessidade de agarrar múltiplas fontes de informação, filtrá-las, agregá-las e apresentá-las por meio de agregadores. “O jornalista que fizer isto tem um produto único, que nenhum Google nem Apple tem…”
Como ganha dinheiro? – Para Gil, os meios hoje precisam ser eficazes, interativos, mensuráveis, desintermediados e multi-presença. Mas como se faz dinheiro com os media online? “Venda de conteúdo, com micropagamento para indivíduos ou até mesmo em pacotes para outros veículos de comunicação”, respondeu. Para se ter uma ideia, na Itália, 40% dos possuidores de tablets compram informação online.
Aqui na Covilhã, por exemplo, não existem bons conteúdos sobre a Serra da Estrela. “Sei disso porque tenho vários clientes da área de hotelaria que sentem falta de conteúdos sobre a região até mesmo para atrair turistas”, acrescentou.
Publicidade online – Na visão de António Gil, a publicidade em dispositivo móveis é uma oportunidade relativa, porque não temos escala, não temos dimensão.
Oportunidades – Sobre as características para aproveitar as oportunidades, Gil aponta a necessidade de aprender sempre especialmente sobre tecnologia e mercado; mudar sempre tendo a capacidade de adaptação (ganhar reputação, adaptar, globalizar, localizar); utilizar SEO (Search Engine Optimization) e permanecer sempre (com boa reputação, bom jornalismo).
Comments are closed.