Periodismo online en movilidad. Los medios nativos digitales, del PC al iPAD de Antonio Sanjuán Pérez, Teresa Nozal Cantarero e Carmen Costa Sánchez da Universidade da Corunha foi apresentada por Carmen Sánchez.

Análise for realizada em 10 unidades onde foi estudada a usabilidade, a interatividade e os elementos multimedia.

As aplicações estudadas permitem alterar o tamanho de letra, no entanto na web é mais fácil a navegação muito por culpa da falta de um mapa de navegação. A participação centra-se sobretudo na partilha nas redes sociais. No campo da personalização é a “grande perdedora” porque são praticamente inexistentes. Cm excepção das galerias de fotos e vídeos é muito inferior ao que se oferece nas versões web.

O mercado para aplicações de meios nativos digitais ainda é muito embrionário e instável. A presença ainda é muito potenciada pelo “há que estar” e por isso as aplicações ainda estão em fase de desenvolvimento e adequação. Deixa notas de necessidade de maior usabilidade e de maior personalização. O estudo leva a concluir que estamos numa fase inicial e que as grande mudanças ainda estão para vir.