Mariana Guedes Conde da Universidade Federal da Bahia apresenta a “estrutura da notícia na mídia digital: uma análise comparativa entre o webjornal e o aplicativo para iPad de El País” na última comunicação científica da manhã do segundo dia.

Estrutura na notícia para os meios digitais comparando a web e as aplicações para iPad, o objeto de estudo foi o El País. Durante uma semana foram recolhidas as publicações nos dois meios. Partindo das características do jornalismo digital, hipertexto, miltimidialidade, interatividade, foi estudada a estrutura das notícias.

O hipertexto na estrutura da notícia permite uma personalização da própria notícia tornando o leitor proativo levando à teoria da piramide deita de João Canavilhas. Em 2011 Canavilhas e Santana consideram a fase de emancipação, conceituando a plataforma como media móvel os autores reaformam as mudanças nas rotinas jornalísticas e nas relações com o público.

Na observação os temas em destaque no website são os mesmos observados no iPad, no entanto há diferenças em alguns textos. No caso do iPad há alguma supressão do primeiro parágrafo, o que é uma desvantagem pois prejudica a leitura. 80% das notícias publicadas tinham imagens mas no aplicativo os links são muito limitados. As imagens são como noutros estudos na sua maioria estéticas e sem valor informativo. Os resultados mostram que o conteúdo ainda é muito constituido por texto, tal como na web. Assiste-se também uma simples transposição da web para o dispositivo móvel tal como nos primeiros tempos se passou do jornal para a web.

Fica a pergunta: Haverá readaptação ou reconfiguração da notícia nesses dispositivos? A análise não se deve ficar para análise tecnológica mas sim também a sua estrutura e diferenças entre dispositivos e também os hábitos de consumo.