Jornalismo e Redes Móveis
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
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A análise que se segue tem por base a consulta das versões online e móvel do jornal diário Público no dia 28 de Março de 2012. Após consultas regulares entre os dias 23 e 27, verificou-se que as diferenças foram sempre as mesmas e não seria especialmente produtivo fazer uma análise diária.
1 – Quanto às técnicas de redacção: não se verificou qualquer diferença nos títulos, supertextos, legendas ou corpos de texto entre as versões online e mobile. O jornal limita-se a reproduzir no mobile o texto que usa no online. No entanto, as fotografias são ligeiramente maiores na versão móvel.
2 – Quanto à data de publicação e autor(es): os artigos são publicados simultaneamente nas versões online e mobile do jornal e os autores são os mesmos. Esta informação leva-nos a inferir que muito provavelmente não existe uma parte da redacção do jornal dedicada exclusivamente ao mobile. A equipa que faz o online publica simultaneamente na plataforma online.
3 – Quanto ao layout da página: aqui há algumas diferenças, por exemplo, no que diz respeito ao dinamismo gráfico, à informação destacada e às ferramentas de navegação.
a) A versão online apresenta um maior número de cores e um aspecto gráfico mais user-friendly, com visualização imediata do número de comentários, da hora de publicação, da secção correspondente e opções de partilha em redes sociais; já a versão mobile apresenta os títulos alinhados verticalmente, apenas com o título visível. Só depois de se entrar na notícia é que aparecem as restantes opções;
b) Na navegação, o online apresenta no topo da página as secções de informação e links para blogues, vídeos, infografias e outras modalidades complementares do jornal; o mobile usa um layout semelhante no cabeçalho, embora com menos opções, permitindo ao utilizador escolher apenas a secção informativa. Depois, o online tem várias opções de leitura espalhadas pela pela página (últimas notícias; mais lidas; opinião; destaques por secção, etc.), ao passo que o mobile condensa algumas opções, como o guia do lazer, o cine cartaz, os vídeos, as últimas e as mais lidas, em barras dispostas verticalmente no fundo da página.
4 – Quanto à publicidade: existe muito mais quantidade e diversidade de publicidade no online do que no mobile. No publico.pt, temos publicidade embedded quando abrimos a página e determinadas notícias e temos publicidade com vídeo, com texto e com imagem, e respectivas hiperligações, dispostas por toda a página. No mobile aparece apenas um anúncio e apenas na página principal, nunca nas notícias. No caso do dia consultado, a publicidade era da Optimus.
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