Jornalismo e Redes Móveis
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
Durante os dias em que analisei o Jornal Record tanto na versão mobile, como a sua página Web, verificou-se que de 25 a 28 de março não se verificaram grandes alterações de uns dias para os outros.
Entre a versão mobile e o online, aí sim já se registam algumas alterações em determinados aspetos, havendo alguma semelhança noutros pontos.
Em termos de escrita existem algumas diferenças, na plataforma mobile o Jornal Record preocupa-se mais em dar mais enfâse ao título e aos leads das notícias, não colocando a informação na íntegra. Em termos de imagem as fotografias e links colocados na edição online aparecem também no mobile, tal como a legendagem das fotografias, sendo-lhe dado algum destaque.
A página Web do Jornal Record apresenta muita informação logo ao abrir a página, podemos observar grandes destaques, inúmeros vídeos, estando as notícias com toda a informação detalhada, para que o leitor esteja informado, estando a versão mobile mais incompleta no aspecto do destaque e relevância que é dado aos artigos. O layout da página da internet também se mostra com mais cor, maior dinamismo, mais conteúdo, separação das notícias por secções, nome dos autores e horas de publicação, ou seja, mais completa.
Mas no que concerne ao conteúdo multimédia o Record aposta forte na plataforma mobile, logo que entramos na plataforma somos aparece logo um link a remeter para os vídeos publicados no jornal, estando a maioria das noticias “reféns” dos conteúdos multimédia, com destaque para a possibilidade poder consultar os vídeos dos jogos de futebol que se realizam no momento.
Outro aspecto a salientar deste jornal diário é que os autores dos artigos que são publicados no jornal online são os mesmos que publicam no mobile, não havendo uma redacção especifica para a plataforma móvel, já que as notícias são publicadas simultaneamente.
No caso em concreto do Jornal Record o online está na frente, o mobile embora se apresente mais completo nos conteúdos multimédia, perde no aspecto gráfico, das funcionalidades e no serviço prestado a quem o consulta. Enquanto o leitor na página Web pode consultar a informação na integra, na plataforma mobile tem mais dificuldade, até porque nem todas as notícias que aparecem na página da internet são colocadas no mobile.
Quanto à publicidade no Record mobile ela é quase inexistente (nos dias em que foi consultado continha apenas um anúncio), ao contrário do Record online onde a publicidade está espalhada por toda a página.
Comments are closed.