Jornalismo e Redes Móveis
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
O telemóvel é uma extensão de nós próprios, um desafio cada vez mais importante para a área dos conteúdos. Esta é a posição de Isabel Libório, representante da Vodafone, que apresentou o infomobile como um novo (velho) meio de fazer face às exigências de um novo (velho) público. Actualmente, o telemóvel traz um novo desafio: satisfazer necessidades diferentes para o mesmo público, procurando responder cada vez melhor aos diversos papéis que este equipamento vem assumindo, com a crescente introdução de novas aplicações.
Entre os novos desafios da Vodafone encontram-se as expectativas e necessidades dos clientes: novos modelos de negócio, actualidade/imediatismo da informação, formato dos conteúdos e critérios de noticiabilidade e reprodução das edições tradicionais vs tailored for.
Isabel Libório descreveu a experiência da Vodafone na área da Internet móvel, desde 1999, com a introdução do sistema wap-microbrowser, que então apresentava informação escrita em wml (formato texto, a preto e branco), até ao momento actual, em que os utilizadores podem receber a actualização das últimas notícias, numa parceria com o jornal Público, além de informação diversa, como o estado do trânsito em tempo real, com geo-referenciação (enviada de acordo com a localização do aparelho), desporto ou meteorologia. O vídeo veio acrescentar valor a este serviço, subscrito pelo utilizador. A informação difundida é a mais relevante no momento, com critérios de noticiabilidade estabelecidos por aquele diário. O futuro será dispor de um verdadeiro quiosque no bolso, com todos os títulos de jornais disponíveis. A Vodafone posiciona-se, assim, no mercado internet@mobile, com um conceito assente em cinco componentes: people, apps, loja, mapas e música.
Por último, Isabel Libório apresentou o novo portal da Vodafone, sob o lema “Power to You”.
Graça Castelo Branco
Comments are closed.