O segundo dia do Congresso Internacional de Jornalismo e Dispositivos Móveis começa na Universidade da Beira Interior, no anfiteatro I, com a comunicação de Anelise Rublescki, Eugenia Barichello e Flora Dutra da Universidade Federal de Santa Maria – Brasil. Apps jornalísticas: estudo de caso da Revista Veja.com é o tema que abre a manhã de comunicações cientificas depois de uma alteração na ordem das comunicações por motivos práticos de apresentação.

A apresentação de Eugenia Barichello é um estudo de caso da revista  VEJA, a revista com maior circulação do mundo. A revista oferece 5 aplicativos móveis. Para além da informação geral da revista os restantes aplicativos são segmentados seguindo a linha de revistas segmentadas ou suplementos da revista. Estes aplicativos têm publicidade e no caso das apps móveis o publico aceita esta forma de financiamento.

Nos próximos anos estudos apontam o Brasil como o maior mercado de dispositivos móveis. Do ponto de vista do jornalismo as apps permitem segmentar a abordagem buscando um maior encaixe entre os leitores e os jornalistas.