Jornalismo e Redes Móveis
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
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Pedro Tadeu começa por falar do material que lhe foi entregue quando chegou à redacção em 1983. Atualmente espera-se que os recém-licenciados saibam gravar e editar vídeo, editar texto, audio e saber publicar on-line. A exigência técnica atualmente é muito superior. Dentro das redações nota-se esta necessidade de dominio da tecnologia em tempo útil. A dificuldade de usar os conteúdos multimédia para os dispositivos móveis deve-se muito ao facto de dentro das redacções o dominio das ferramentas e das tecnologias ainda não ser perfeito nem dominar por completo a tecnologia, as rotina e as linguagens, sobretudo nas redacções de texto.
Os jornais acabam por passar para o digital móvel aquilo que são os conteúdos e as rotinas das redacções em papel com adaptação para estes meios. A estrutura do DN e da Controlinveste procura fazer um controlo apertado de custos, e isso passa pela maximização da pessoas que trabalham na redação e também dos conteúdos. E esse é o motivo para que o conteúdo presente no website seja adaptado para as aplicações móveis.
A aplicação para iPad é diferente da aplicação para iPhone. A aplicação de iPad faz uso do ecrã maior e tem navegabilidade vertical com as secções a deslizar na horizontal. A terceira aplicação é em formato iPaper e esta tem todo o conteúdo do jornal e é a aplicação digital do DN paga pois tem acesso a todo o conteúdo do jornal impresso.
Apesar de a redação “só” fazer o jornal impresso e ir colocando alguns conteúdos on-line que são depois distribuidos pela web e pelas aplicação, isso já é um esforço enorme quer pelo numero de jornalistas quer pelas necessidades tecnológicas, explica Pedro Tadeu.
Os jornalistas continuam a desenvolver conteúdos sem relação/conversa com o desenvolvimento (de aplicações digitais). E sem esta relação, Pedro Tadeu, avisa que a optimização entre o conteúdo e a forma não serão optimizados tal como já aconteceu entre os jornalistas e o grafismo e paginação. No sentido de desenvolver este esforço de atualização Pedro Tadeu destaca a renoivação da redação e a sua entrada na era do multimédia, mostrando o vídeo de apresentação.”Apesar desta nova redação e da formação que foi dada aos jornalistas ainda estamos muito atrasados”, admite Pedro Tadeu.
Pedro Tadeu destaca o papel fundamental dos jornalistas na divulgação da informação, na importancia dessa informação e da importância do jornalista na informação credível. Apresar disso quem está a lucrar com esse trabalho não são os jornais mas sim grandes plataformas como o Google e o Facebook muito com o uso da informação credível publicada pelos jornais. O atual modelo de negócio leva a esta disparidade colocando em risco os jornais e os jornalistas e colocando também em risco a informação credível e confirmada.
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