Maribel Rodríguez Fidalgo e António Sanchez Mera e Francisco Franco Bazán da Universidade de Valladolid  apresentam: La distribución de contenidos multipantalla, ¿ante nuevos contenidos mediáticos? Estudio de caso de “RTVE.es en su móvil”.

O caso da etve.es usa um sistema que permite aceder aos seus conteúdos nos vários ecrãs disponíveis.  A base dos conteúdos é a programação TDT (tradicional), a criação das apps foi feita para facilitar o acesso à sua emissão e não para criar novos conteúdos.

A secção ds notícias destacadas apresentam um maior nivel de atualização comparada com outras secções. A rtve.es têm 6 aplicações, de notícias, rádio, hd, e canais temáticos de tempo, jogos olímpicos e series infantis.

A aplicação principal, a estudada, tem 3 secções, notícias (dividas em secções), tv (inicio e canais), e rádio. Foi detetado que 100% dos conteúdos das apps é reutilizado do meio on-line. O mesmo conteúdo com um pacote diferente. Os resultados mostram que os conteúdos mais usuais são os vídeos.

A app analisada não apresenta conteúdos transmediáticos. Apenas a aplicação infantil, clan,  tem um conteúdo transmediático através do uso de uma câmara para a criação de animações.