Depois de uma comparação, durante três dias – de 26 a 28 de Março –, das versões online e mobile do jornal desportivo “A Bola”, é possível perceber que as diferenças entre as duas plataformas não são, de modo algum, significativas. Mas vamos por partes.

No que diz respeito ao conteúdo noticioso, propriamente dito, não existem quaisquer diferenças que se possam assinalar. Títulos, leads, corpo do texto, imagens, legendas, tudo é igual numa e noutra versão. Além disso, os textos são simultaneamente publicados em ambas as plataformas. Facilmente se percebe que não existem jornalistas na redacção d’A Bola responsáveis por escrever para o online, e outros tantos por escrever para a edição mobile. Não propriamente relacionado com o conteúdo noticioso, surge a possibilidade dos leitores comentarem as notícias na versão online, ao contrário do que acontece na versão mobile. E se no online é possível partilhar, através de redes sociais, as notícias, na versão mobile isso deixa de acontecer. Além disso, as imagens das notícias, na plataforma mobile, surgem em formato mais pequeno, que na plataforma online.

No que concerne ao aspecto visual, não da página da notícia (que essa é igual nos dois casos, à excepção do que foi dito atrás), mas da página principal, quer numa plataforma, quer noutra, já se podem descortinar mais algumas diferenças. Se na versão online nos deparamos com inúmeros separadores – Notícias, Internacional, Mais Desporto, Motores, Selecção, Imprensa, Fórum e até pelos clubes nacionais de futebol, organizados pela classificação no campeonato – no topo da página, na versão mobile isso também acontece, mas de forma diferente. Na versão mobile, aquilo com o que o leitor se depara, logo à primeira vista, é com uma lista de notícias, que vão sendo publicadas por ordem dos acontecimentos. Só depois dos destaques podemos encontrar as notícias por Clube. Além disso, a página principal da versão online, ao contrário da página principal da versão mobile, conta com a capa do jornal impresso do dia, com as classificações dos jogos do campeonato nacional, com sondagens, com galeria de fotos, com a rubrica “Barba e Cabelo”, entre outros.

No que diz respeito à publicidade, na versão mobile, ela existe, ainda que de uma forma mais “apagada”, que na versão online.