Jornalismo e Redes Móveis
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
Jornalismo e Redes Móveis no LabCom
O jornalismo on-line tornou-se um bom aliado para todos os praticantes desta modalidade. A prova disso é as redes sociais, que já se encontram formatadas para todos os tipos de telemóveis e tablets, como acontecesse com o facebook e o twitter. http://www.blogdorogerio.com.br/?p=4525 . No caso dos jornais on-line, antes de publicarem o seu artigo na sua própria página, lançam duas ou três frases resumidas sobre os mesmos, em pequenos posts nas redes sociais. O que eles pretendem com isso? Chamar a atenção ao cibernauta para que este passe de um simples navegador, para um leitor assíduo da edição on-line em questão. Se resulta? Obviamente, e o que mostra isso é o crescimento de aplicações e ferramentas gratuitas para todos os hardwares, onde seja possível, apenas através do acesso à internet.
http://celularestelemovel.blogspot.com/2011/01/aplicacao-facebook-e-twitter-gratis.html
Existe também o caso do blogger que embora seja uma rede social não é tão “prática” como o facebook ou o twitter, porque não tem a mesma quantidade de seguidores e vive das visitas e dos comentários diários. No entanto também já este está disponível para tablets e telemóveis, o que vai ajudar no seu crescimento enquanto rede social. É raro o jornalista que já não tenha um blog, e são muitos os que embora não noticiem lá os acontecimentos, comentam-nos e dão a conhecer os seus pontos de vista a todos os que visitam a sua página. Se é jornalismo o que eles fazem? Talvez não, mas ajudam os cidadãos a visualizar vários pontos de vista da mesma notícia. http://www1.folha.uol.com.br/blogs/
Exemplo de aplicação de blog para telemóvel
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8 de Março de 2012 - 11:37
No meu texto “Todos os jornais no bolso” essa função de chamar a atenção para uma notícia é designada como sendo o papel de montra noticiosa do telemóvel. Ou seja, o telemóvel funciona como um guia dos outros meios de comunicação, imprensa, rádio, televisão, etc.
Cito o texto: “Mas se não forem anunciados na quarta tela, se não aparecerem nas notí- cias da Internet móvel será possível que passem despercebidos. A quarta tela poderá ser uma montra permanente e ubíqua das outras telas e poderá, nessa ligação íntima entre as telas, ser uma montra imprescindível das outras.”