O Engenheiro Benjamin Júnior, Licenciado em Electrónica e Mestre em Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, foi um dos co-fundadores do Sapo e actualmente dirige a área de Multiplataformas deste portal. Veio a estes Encontros apresentar os projectos que o Sapo está a desenvolver para as comunicações móveis, que se inserem no âmbito das multiplataformas.

A abordagem do Sapo às comunicações móveis está naturalmente associada ao longo historial deste bem sucedido portal Web, cujo nome está indelevelmente inscrito na história da Internet em Portugal. Benjamin Júnior começou precisamente por destacar as características particulares do Sapo e o seu posicionamento no universo Web. O Sapo funciona como um conjunto de serviços, na forma de um Portal, que passa por ser sobretudo um hub de conteúdos. Desde a sua génese que o Sapo procurou parcerias com produtores de conteúdos, garantindo-lhes as necessárias audiências. O Sapo é actualmente um dos portais mais procurados pelos portugueses e conta com mais de um milhão de visitas diárias. Uma das principais áreas de negócios do Sapo são também os chamados User Generated Contents, ou seja, conteúdos gerados pelos próprios utilizadores e que habitualmente consistem em vídeos, fotos ou blogues. O Portal Sapo compete aqui directamente com gigantes como o Youtube ou o próprio Blogspot. Por fim, o Sapo investiu grandes esforços na criação do Sapo Local, que congrega a informação de 400 fontes locais, entre jornais, revistas, rádios e diversas associações.

Uma das preocupações sempre presentes na estratégia do Sapo é o conceito de Georeferência. Ou seja, o portal funcionaria como um pipeline de conteúdos, tanto de parceiros como de utilizadores, especialmente direccionado para os usuários de uma determinada região.

Foi á luz dos resultados já obtidos na Web que o Sapo pensou a sua estratégia para o Mobile. Ou seja, enquanto depositário e difusor de conteúdos, caberia ao Sapo adequar estes mesmos conteúdos a um novo meio, neste caso os dispositivos móveis. Segundo Benjamin Júnior, a aposta do Sapo é precisamente na “apresentação de conteúdos de outra forma”. Tendo em conta a vasta experiência do Portal no universo Web, o Sapomobile apostou em particular nos browsers, baseando-se na linguagem universal e no interface rico que algumas marcas têm desenvolvido, principalmente o iphone. A adequação dos conteúdos a este novo dispositivo envolve algum esforço, na medida em que é necessário mudar a embalagem e despojar o conteúdo de tudo o que não funcione no novo suporte.

Benjamin Júnior apresentou números que ilustram o sucesso deste serviço, que desde a sua génese, em 2007, não parou ainda de crescer. O Sapomobile conta agora com cerca de quinhentas mil visitas semanais. A maior parte dos utilizadores procuram sobretudo notícias, onde se incluem também o desporto e o entretenimento, mas também utilidades, como a listagem de farmácias de serviço ou os relatórios de trânsito.

Em suma, a posição do Portal Sapo perante as comunicações móveis assenta no conceito de Multiplataformas, adaptando os conteúdos para os mais diversos suportes, seja a Web, as comunicações móveis ou a própria IPTV. Benjamin Júnior concluiu dizendo que em tecnologia a imprevisibilidade é uma constante, dando como exemplo o IPTV, onde se esperam grandes evoluções.

Francisco Merino