A sessão de encerramento do 1º Encontro da Montanha “Jornalismo e Redes Móveis” esteve a cargo de Juan Miguel Aguado, professor na Universidad de Murcia. “De la cuarta pantalla al medio líquido: concepciones divergentes sobre la integración del medio móvil en el ecosistema mediático” foi o tema da comunicação que encerrou este evento com chave de ouro.


Juan Miguel Aguado considera que estamos a caminhar para um ecossistema mediático líquido, uma ideia impulsionada pelo aparecimento do meio móvel. Segundo o investigador a relação entre identidade do utilizador e dinâmicas de consumo é fundamental para compreender este processo de transformação a que assistimos. “As relações sociais, a fluidez, a rapidez, a velocidade, juntamente com a construção da identidade dos sujeitos sociais são características da sociedade líquida que defende Baumann”, explica. Juan Miguel Aguado considera que “o telemóvel constitui um novo meio vinculado à identidade do utilizador que desvincula a comunicação do lugar”. A personalização, a fragmentação, a diluição entre o espaço público e privado, a estreita vinculação consumo/ identidade são alguns dos pontos que caracterizam o meio líquido.
O docente lembra que o telemóvel “não é nem uma TV em miniatura nem o irmão tonto da Internet” e deixou quatro ideias chave: 1) a comunicação móvel tem a ver com a relação entre informação, situação, identidade e contexto social; 2) o conteúdo é o meio, não o fim; 3) ponto de inflexão: a definição da publicidade móvel; 4) as transformações estão apenas a começar.
Catarina Rodrigues

Juan Miguel Aguado é coordenador do livro “Sociedad Movil: Tecnologia, Identidad Y Cultura” (2009) juntamente com Inmaculada Martínez (Editorial Biblioteca Nueva). Esta obra resulta de trabalhos desenvolvidos pelo “Grupo de Investigación en Comunicación Social, Cultura y Tecnología (E_COM)”.