As previsões sobre todas as comunicações móveis irão falhar, pois tudo acontecerá mais rápido do que pensamos. O que se sabe é que algumas palavras podem definir este futuro: 4G, smartphones, tablets e interatividade. Para se ter uma ideia, a venda de smartphones ultrapassou a venda de computadores pessoais em 2011.

Outra pesquisa revela que o dispositivo móvel é o mais usado durante o “tempo pessoal” e que a partir das 18 horas aumenta o seu uso. O 4G, segundo Nelson Lourenço da Vodafone, será o próximo grande salto ao proporcionar velocidade de conexão mais rápida e eficiente. “Isto representa um potencial enorme para o desenvolvimento de novos serviços e melhores condições para uma nova experiência de utilização da internet para o usuário.”

Maiores velocidadades e menor latência permitirão, assim, uma melhora significativa num conjunto alargado de serviços, tais como jogos HD multiplayer, mobile HD TV, high speed cloud, monitorização remota, consulta médica virtual, sala de aula virtual e carro multmídia.

O avanço nos sistemas da operadoras de telefonia móvel muda as novas vidas. “São mudanças subjetivas, mas alteram nossas vidas no dia a dia”, disse o executivo da Vodafone endossado por Tiago Silva Lopes da TMN.