null

Mesmo sendo líder de vendas de sistemas para computadores, a Microsoft ficou para trás no que diz respeito aos tablets e smartphones, um mercado conquistado pela Apple e pela Google.

Ainda sem data de lançamento do produto, a Microsoft apresentou um novo sistema operacional – Windows 8 – que vai funcionar em computadores, tablet, notebooks e smartphones. Ao que parece, este sistema operacional irá modificar o mercado de tablets. Para além de a Dell já estar a preparar um aparelho para receber o Windows 8, assim como a HP e a Asus, há agora o rumor de que a Nokia também irá seguir esse caminho no quarto trimestre deste ano.

Quem também já confirmou um tablet com o Windows 8 foi a Samsung, que promete o produto já no segundo semestre deste ano. Ainda em fase de testes, o tablet foi já experimentado por vários jornalistas. Com 11,6 polegadas, espessura de 12,9mm e 900 gramas, o tablet da Samsung traz consigo uma base, um teclado e uma caneta stylus.  Tem um processador Intel Core i5 de segunda geração, 4GB de memória, drive de estado sólido (SSD) de 64 BG e leitor de cartão SD.

A interface do Windows 8 tem o formato de mosaico na organização dos ícones e estes são actualizados em tempo real. Tem aplicações que reúnem redes sociais e fotos em apenas um espaço e possui também ferramentas para compartilhar notícias de forma bastante simples.

Parece que este sistema operativo vai ser uma mais valia para os jornalistas, na medida em que é bastante fácil compartilhar os ficheiros nas redes sociais. Para além de se poder compartilhar em pouco tempo e sem dificuldade nenhuma uma notícia publicada na internet, também é igualmente fácil e rápido compartilhar uma notícia escrita no tablet ou qualquer outro ficheiro que esteja na memória do mesmo.

http://www.youtube.com/watch?v=45LUbCYGCOk&feature=player_embedded