O jornalismo televisivo acaba de ganhar uma nova e poderosa ferramenta: o 4G chegou a Portugal.

Aquelas carrinhas de vidros tapados que tanto se vêm durante eventos importantes – que escondem todo um arsenal tecnológico, necessário para a realização de um direto para um telejornal – poderão ter os dias contados. Desde segunda-feira que TMN, Vodafone e Optimus têm licenças para fornecer, e vender, serviços de rede e internet móveis de quarta geração. O que permite (entre outras funcionalidades) a possibilidade de realizar um direto televisivo de qualidade com recurso a pouco, e muito leve, material.

Apesar de já ser possível fazê-lo apenas com recurso a uma rede de terceira geração, a qualidade de imagem nem sempre era a melhor e somente com uma boa ligação era possível evitar quebras na imagem. Agora, graças às redes LTE (4G) é possível estabelecer uma ligação com velocidades que rondam os 100mbts/s, e obter assim uma imagem de vídeo de qualidade muito superior. (veja um exemplo aqui -> http://videos.sapo.pt/TIZ6t0zgC2LUG1RQ9RFD)

A tecnologia 4G está disponível para uso em smartphones, tablets e pen’s de banda larga, mas necessita de equipamento especializado para tal, que em Portugal ainda é limitado. No que toca à cobertura de sinal no nosso país, o presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, afirma que 20% do território nacional já pode usufruir desta nova tecnologia e que já em Abril esse número chegará aos 80%.