SOL

O Jornal “Sol” é um jornal que tem tanto o suporte online, na internet tradicional, através de um computador, como a versão mobile, à qual os leitores podem aceder através do seu simples telemóvel.

A versão online é mais elaborada, uma vez que nos mostra vários separadores logo na parte superior da página. As notícias mais importantes são destacadas com fotografias maiores. As cores também variam para chamar a atenção. Onde a notícia destacada ou está a negrito ou a cor vermelha. O Sol online também nos mostra uma página bastante completa, em que nos dá logo a opção de visualizar o jornal, quer em formato ipad, quer em formato online, ou em formato impresso. E algo que se destaca na pagina do Sol é que é composta por alguma publicidade na barra lateral direita.

A versão mobile é um pouco diferente, pois apenas apresenta uma lista de títulos de notícias, e depois cada titulo faz a hiperligação para a respectiva notícia. No final da página encontramos os separadores, também em lista, que na versão online, nos são apresentados logo como cabeçalho.

Em relação ao tipo de escrita, a notícia é igual quer num formato quer no outro. O texto é exactamente o mesmo, bem como os subtítulos e os títulos. A única diferença que podemos visualizar é em relação ao tamanho da fotografia. O autor e a data também são mencionados no formato mobile.

Os separadores levam-nos exactamente para as mesmas notícias, mas lá está, no formato mobile aparecem de forma listada, enquanto no formato online aparecem em caixa de texto com as respectivas imagens.

No mobile a lista é feita por ordem de publicação, ou seja, as últimas estão no topo da lista, o que por vezes não quer dizer que não sejam substituídas pelas notícias mais importantes. Enquanto no online as notícias mais importantes estão centradas na página acompanhadas por uma grande fotografia. E as últimas horas, se não forem tão importantes aparecem por baixo ou de lado em caixa de texto mais pequena.

Conclusão no mobile e no online as notícias chegam exactamente ao mesmo tempo e com o mesmo texto. No entanto no mobile as notícias ficam quase sempre por ordem de publicação, e no online as notícias mais importantes são destacadas com fotografias maiores e com diferentes cores.  Estas são as únicas diferenças visíveis, dos dois tipos de suporte.

Por exemplo, na edição de  terça-feira à 09:58 minutos:

A página do Sol online destaca a notícia “Derrocada no Seixal provoca nove feridos”

Sol Online

 

Na edição mobile a mesma notícia também se encontra, mas lá está, não tem qualquer destaque e aparece já como sexta notícia. Isto é, depois desta notícia já sairam mais cinco, e como já foi explicado, na versão mobile as notícias aparecem por ordem de saída.

 

Sol Mobile