Um artigo publicado pelo jornal Público, no passado mês de Fevereiro, dá-nos conta de uma das potencialidades mais recentes para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Trata-se de um metal – o grafeno – resistente e de pequena espessura, descoberto em 2004. Segundo os especialistas, o material com uma resistência 200 vezes superior ao aço, implicará uma revolução nos dispositivos móveis. Esta nova realidade irá possibilitar o desenvolvimento de aparelhos electrónicos até então considerados impensáveis.

Nuno Peres, professor do Departamento de Física da Universidade do Minho, acrescenta que o grafeno irá “trazer maior resistência e flexibilidade” aos ecrãs tácteis de computadores e telemóveis.

Obtido directamente da grafite, afirma-se que este género de metal (grafeno), poderá transformar-se no “plástico do futuro”, destacando-se por outro lado a sua “excelente condução de corrente eléctrica”.

http://boasnoticias.clix.pt/mobile/noticias.php?id=8559

http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=744:um-material-magico&catid=18:artigos&Itemid=98