Durante alguns dias, foram observados o portal online da RTP e o seu dispositivo móvel, intitulado RTP Mobile. Entre as várias conclusões que se retiram, analisando os diferentes aspectos de cada portal, verificamos o que muitos dos outros autores dos posts sobre o mesmo tema, neste blog, verificaram: não existem diferenças em termos de conteúdos. Conclui-se logo à partida, que o conteúdo no telemóvel é exactamente igual ao do site e por isso não parece que haja um rigoroso cuidado nem uma secção na RTP dedicada exclusivamente aos conteúdos móveis. Existe sim, um despejo igual da web para o móvel. Mas atentemos então a cada característica:

Primeira Página e aspecto visual

É sobretudo neste ponto que existem algumas diferenças entre os dois portais. A página de informação da RTP na internet está distribuída de forma propositada. Primeiro encontramos a notícia mais recente de maior relevância, com um painel, do lado direito, com as principais notícias do dia. Mais abaixo as últimas notícias publicadas, a classificação da liga, o tempo, as notícias do dia, a citação do dia, hiperligações para outros sítios de jornais e rádios e uma caixa cronológica com todas as notícias da RTP. A publicidade está presente neste website.

Ora isto já não acontece no portal da RTP Mobile. Com um design clean, o portal apresenta as notícias por ordem de chegada. Não existem top stories ou hiperligações. Existe sim, no final da página diferentes separadores para uma maior filtração por parte do usuário: quem procura economia, encontra o separador apropriado, tal como acontece com os separadores cinema, país, mundo, política, economia ou saúde. Neste portal não existe qualquer tipo de publicidade.

Conteúdo

Em termos de redacção, o que existe no website, existe no telemóvel. Isto é, superlead, lead, corpo de texto e imagens são exactamente iguais. A autoria das notícias no telemóvel são mesmo atribuídas ao online. Porém existem algumas diferenças no conteúdo. O portal web da RTP apresenta muitas notícias em vídeo acompanhados de um pequeno superlead. Isso não acontece na RTP Mobile, onde os vídeos não são apresentados, apenas o superlad. Para além disso, a organização do conteúdo é também diferente. Se as notícias do site são organizadas, com espaços, permitindo a fácil leitura, isso não acontece no móvel, onde o texto aparece todo junto, em letra pequena.

Redes sociais

Apesar de não ser possível comentar uma notícia na RTP Mobile, ao contrário do que acontece na página da internet, é possível em ambos os portais partilhar os conteúdos pelo Facebook ou pelo Twitter. É ainda possível enviar a notícia como e-mail, pela RTP Mobile.