“Llamada en espera: Periodistas inmóviles ante el periodismo móvil” foi o tema da comunicação apresentada por Josep Micó, professor na Universitat Ramón LLul (Espanha) e membro do Digilab – Laboratori de Periodisme Digital de Catalunya.

O professor espanhol partiu do trabalho realizado no âmbito de uma investigação que teve como principal objectivo averiguar que meios de comunicação da Catalunha estão a desenvolver conteúdos específicos para dispositivos móveis. Como indicia o próprio título da comunicação apresentada, as conclusões não são optimistas. Segundo o investigador, o panorama não é animador” porque “na Catalunha não se está a fazer nada nesta área”.

Para Josep Micó está claro que “ainda não estão a ser desenvolvidos conteúdos para telemóveis”. Aludindo à realidade dos media da Catalunha o investigador diz que estes estão parados num “semáforo vermelho, à espera, sem saber bem o que fazer”. Mas também os utilizadores estão numa situação semelhante.
O “jornalismo cidadão” foi um tema que esteve em cima da mesa. Com base nos resultados obtidos na investigação realizada, Josep Micó afirma que “os cidadãos não são jornalistas porque para isso é necessária uma série de requisitos e competências que o cidadão comum não tem. O que existe nos meios de comunicação da Catalunha (e de um modo geral, em Espanha) são mecanismos de marketing que servem para fidelizar a audiência”. Micó destaca contudo a importância dos media estarem presentes em redes sociais, por exemplo, considerado que não devem prescindir dessa oportunidade.

Quando começavam a vislumbrar-se alguns movimentos de esperança e algumas tentativas de inovação nesta área, “a crise obrigou as empresas a parar projectos”, conclui.

Catarina Rodrigues